quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Joana Vasconcelos, mais uma campeã portuguesa

Joana Vasconcelos a atleta, não a artista plástica, sagrou-se Campeã Mundial de Juniores nos 500 m em canoagem no último fim de semana, depois de já ter conquistado, este ano em Pozna – Polónia - o título de Campeã Europeia.
Esta atleta, que é até ao momento, a melhor atleta nacional da modalidade, é mais uma a juntar ao grande número de outros atletas portugueses que, defendendo as cores nacionais ou clubes portugueses, têm demonstrado pelo mundo fora, que afinal, o desporto não é só o futebol, e, estas modalidades e os seus praticantes, quer sejam amadores quer sejam “profissionais”, assim o têm demonstrado muito bem.
Sem precedentes no futebol nacional, uma boa parte das modalidades desportivas praticadas e desenvolvidas no nosso país, têm obtido e prestigiado Portugal, com excelentes resultados e muitas alegrias, o que, e comparando com as condições financeiras e de equipamentos, (para não falar de outras) dadas ao futebol e aos seus actores, não são comparáveis, nem no investimento, nem nos resultados, nem sequer no seu essencial, o desporto. Aliás, qualquer outra modalidade é mais representativa daquilo que deve ser o desporto, do que o chamado “ desporto Rei”, que frequentemente nos brinda com cenas de violência, quer entre os adeptos, quer entre os futebolistas, quer entre futebolistas e árbitros, quer entres estes últimos e os adeptos, enfim, cenas mais próximas de batalhas de guerra que outra coisa. Pior que isto, só os elevadíssimos recursos económicos envolvidos na modalidade, que além da de proporcionar e alimentar a corrupção, a extravagancia, a opulência e outros valores pouco nobres, deveriam envergonhar os envolvidos, pois muitos há pelo mundo fora, que nem dinheiro para satisfazer as necessidades básicas como comer e beber, possuem. Parabéns à Joana e a todos os outros atletas de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário