
Tem início no próximo dia 15 de Agosto, em Berlim, os Campeonatos do Mundo em pista ao Ar Livre. Mais uma vez, irão estar reunidos os melhores atletas do mundo e Portugal, marcará presença neste campeonato, com 30 atletas, alguns deles também campeões como é o caso do Nelson Évora e Naíde Gomes. Para além destes dois, que nesta altura são dos atletas portugueses, aqueles que mais mediatização protagonizam, relembramos outros, como o Rui Silva, que irá correr os 1500m, o Francis Obikwelo que irá fazer a estafeta 4x100m, Jéssica Augusto nos 3000m, o João e o Sergio Vieira nos 20 Km marcha, o Antonio Pereira e o Augusto Cardoso nos 50km marcha, a Vera Santos, Inês Henriques e Susana Feitor nos 20 km marcha. Ao todo, a comitiva portuguesa, fará representar-se por 17 atletas masculinos e 13 femeninos, sendo o meio-fundo e fundo, o que conta com o maior número de atletas.
As esperanças recaiem sobre os saltadores, Nelson Évora e a Naíde Gomes, mas, Rui Silva também é um forte candidato nos 1500 m, pois está a atravessar um grande momento de forma.
Gosto muito de atletismo, mas tenho um carinho especial pela marcha, por razões óbvias, por isso, não posso deixar de lembrar que os nossos marchadores também têm grandes possibilidades de conseguir bons resultados neste mundial. Além dos bons resultados que vão obtendo em Portugal e no estrangeiro, é preciso não esquecer que são atletas que já estiveram presentes nos Jogos Olpímpicos, alguns apenas em Pequim, mas outros, como a Susana Feitor, já marcaram presença noutras edições anteriores dos Jogos Olímpicos participação nuns Mundiais e esta será a sua 10ª. Em Pequim 2008, alguns deste atletas, obtiveram resultados excelentes para a marcha portuguesa. O Augusto Cardoso e António Pereira, atletas madores, participaram nos 50 km, tendo o Antonio batido o recorde nacional nesta distância fazendo o trempo de 3h48'12" horas. A Susana Feitor, a nossa maior marchadora de sempre, possui o palmarés que todos nós conhecemos. O João e o Sérgio Vieira, também presentes em Pequim, obtiveram o 32º e 45ª lugar e a Vera Santos obteve o 10º lugar nos 20km, percorrendo esta distância numa 1h28'14".
Não podemos ambicionar ter 30 campeões, mas, cada um é já um campeão pela força, pelo trabalho, pelo empenho, pela determinação e pela abdicação a que se impõem na vida e no seu dia-a-dia, para conseguirem chegar mais longe.
Boa sorte a todos os nossos atletas.
Sem comentários:
Enviar um comentário